16.8.06

Eu da América

Nunca lá fui. Muito do que sei vem dos bombardeamentos bem embalados dos media. Mas isto é coisa que se come aquecida e cozinhada por outros. Não é a mesma coisa. O mais próximo que estive da realidade americana foi durante um semestre, há vários anos, na cadeira de Cultura Inglesa, com o professor John Mock. John era um americano de trinta e tal anos, loirinho, de óculos redondos, fã moderado dos REM. A isto não é alheio o facto de a banda e o professor serem originários da mesma cidade.
As aulas foram inesquecíveis. Nas lições do John havia discussão, e era fomentada a troca de opiniões. Já naqueles tempos haviam umas anti-americanices disparadas(tadas) contra o John. Mas o professor era o primeiro crítico de muitas atitudes da administração norte-americana, e por ali a coisa ficava, deixando na frustração os atacantes.
Nunca vi indícios de ser um agente infiltrado da CIA, mas também sempre fui muito distraído e crente na boa fé das pessoas.
Seja como for, tenho de admirar um país onde um puto a brincar com uma máquina, tornou-se o homem mais rico do mundo. Mais: Um país onde caso o seu presidente minta, é demitido. Imaginem se a moda pega cá!

Sem comentários: