30.10.06

Jornaleiros


"Podem ser jornalistas cidadãos maiores de dezoito anos que provem fazer do jornalismo a sua actividade principal, permanente e remunerada (pelo menos desde os 15 anos).
Por actividade jornalística entende-se o exercício de funções de pesquisa(lol), recolha, selecção (criteriosa) e tratamento de factos, notícias ou opiniões (principalmente), através de texto, imagem ou som, destinados a divulgação informativa pela imprensa, por agência noticiosa, pela rádio, pela televisão ou por outra forma de difusão electrónica.
Deixa de ser considerada actividade jornalista, nos termos da lei, quando as funções descritas são desempenhadas ao serviço de publicações de natureza predominantemente promocional (coitado do Avante), ou cujo objecto específico consista em divulgar, publicitar ou por qualquer forma dar a conhecer instituições, empresas, produtos ou serviços, segundo critérios de oportunidade comercial ou industrial (mas.... há disso?)."

Partes do Estatuto do Jornalista comentadas.

Queimar pestanas

Vasco Pulido Valente



Ficas aqui bem! No meio das inutilidades escritas, uma inutilidade em pessoa. Lá da grande cidade ele escreve como se conhecesse a realidade. O parvo rebola na imprensa como um porco na merda - e até cheira! A linguagem é forte? Não é nada comparada com a verborreia inútil deste verborrador profissional. Vais acabar como o jornal onde escreves - esquecido.
Ascenções e quedas de um humano. Esta foi, sem dúvida, uma queda. Mas eu levanto-me.

Verborreia fotográfica 7

24.10.06

Apartidarismo

O que é um apartidário? Será não tomar partidos? Não ter opinião? É certo que o conforto de se dizer apartidário evita males vários. Não contraria ninguém. Não se concorda nem se discorda. Não se opina. O Homem é naturalmente opinativo. O apartidarismo é a utopia dos fracos.

8.10.06

Top Rádio livre



A ABC Rádio já não é. Agora é ABC Portugal. Ourém tinha uma rádio. Dos tempos da Top Rádio Livre, passando pela Rádio Clube de Ourém até à ABC Rádio, era sempre a rádio de Ourém. Ainda é? No site aparece "CANÇÃO NOVA ASSUMIU EMISSÃO 103.7 ". O que é que isto significa?
Admito que não era ouvinte habitual, mas era a rádio de Ourém. E agora, o que é? A mensagem do site diz que uma canção qualquer assumiu a emissão - Porra! Não! Bem... Está feito. Devem ser coisas de negócio. Mas agora Ourém não tem rádio.
Gostava de ver os informáticos activos de Ourém a tomarem posição. O ciberespaço está cheio de possibilidades. É possível fazer uma rádio digital.
Temo que a seguir vai o Cine-Teatro para a IURD, as piscinas para os cientologistas e os courts de ténis vão ser vendidos em projecto para urbanizar.
Ou então olha-se para o lado, assobia-se para o ar e ninguém olha para trás e faz as contas. O meu Concelho está mais pobre.

5.10.06

1 ano



Foi ali, no lobo frontal que, essencialmente, se deu a coisa. "Vou fazer um blog", disse para mim. "Sobre quê?. Não me parece que tenha algo mais a acrescentar à blogosfera". E não acrescentei mesmo nada. Foi um ano daquilo que se comprometeu a ser - um desenrolar de verborreia inútil. Mais cyberespaço ocupado.

É proibido esfumaçar.



Eu até fumo! Até fumo demais. Lá vou eu de carro para casa e tenho de gramar com o fumo dos outros. Quando fumo não o faço para cima dos outros e este autocarro, sem misericórdia, irritou-me o final de dia. E as inspecções periódicas? Disseram-me, um dia, que quem as faz é uma empresa, que pertence à mesma empresa de quem possui os veículos. Enfim... É tudo a mesma gente. Se assim fôr, só a consciência de Sªs Reverendíssimas Altezas Senhores Directores, poderá acabar com esta coisa dos autocarros fumantes.