26.2.07

O futuro Presidente do EUA


Se tudo correr como espero, este senhor, de sua graça Barack Obama, será o próximo Presidente dos Estados Unidos. E ainda bem! O mundo precisa.

23.2.07

Ponto de vista


O Sistema Nacional de Saúde funciona bem! As pessoas é que teimam em adoecer.

Do melhor


Este senhor dá pelo nome de Conan O'Brian. Faz do melhor humor que conheço. Daquele mesmo bom. Consegue fazer-me rir enquanto abro as cartas com contas para pagar. Thanks, Conan.

22.2.07

Assim reza a história


Parece que por alturas da frustrada elevação de Fátima a concelho, o novo presidente do PSD-Ourém terá dito que, caso Fátima não passasse a concelho se demitiria de todos os cargos políticos. Fátima não passou a concelho e Frazão não se demitiu.

Há quem diga que qualquer relação duradoura começa com uma boa mentira. Uma mentira não faz um mentiroso, mas um mentiroso nunca mente uma vez só.

16.2.07

Regionalização


Já se ouvem vozes que, de novo, clamam pela regionalização. Eles aí estão a preparar as suas máquinas de propaganda. Regionalizar é moderno. Regionalizar é uma boa prática europeia. Regionalizar contra o poder da Igreja. Regionalizar para reinar. Preparem-se! Vem aí mais um referendo. Ninguém pára este PS.
E a originalidade? Ao menos que fosse sobre temas ainda não referendados, do tipo legalização da prostituição, responsabilização pessoal da má gestão dos dinheiros públicos ou mesmo a necessidade de um novo aeroporto e o TGV.

15.2.07

O gajo que usava um leucótomo


Com a sua leucotomia pré-frontal, terá sido certamente Egas Moniz que nos trouxe ao que somos hoje. Agora só com uns milhões de transplantes cerebrais é que lá vamos. Não é lavagem! É transplante.

7.2.07

O que se pode perder com um aborto



Na imagem de cima temos um feto com 9 semanas. Na de baixo temos o mesmo feto com 18 anos.

Não critico, explico.


Na natureza há animais que sacrificam crias em favor da sobrevivência saudável de outras, e muitas vezes em favor da sobrevivência da própria progenitora. Esta é a lógica da sobrevivência individual. Mas também há animais que, em grupo, defendem as suas crias, mesmo as mais debilitadas, e criam-nas em conjunto. Esta é a lógica da sobrevivência colectiva.

Não imponho, exponho.


Perante a falta de consenso sobre a existência de uma vida num feto com menos de 10 semanas, na dúvida, defendo a vida. A vida que poderá ser, mas também a vida que é – a da mãe.
Para mim a questão sempre esteve na definição plena e inquestionável do que é, ou quando é que é, uma vida. É essa a base para tudo o resto.

5.2.07

Inside information


Uma fuga de informação na Câmara Municipal de Ourém, fez-me saber que o único vereador com alguma visão de futuro e respeito pelas opiniões dos técnicos, dá pelo nome de João. Só que uma câmara não é gerida a solo. E é aí que as bactérias atacam!

1.2.07

Aviso


Para registo, dou conhecimento que ontem fui ameaçado de morte por um freguês. Se deixar de postar…

Ourém: Aventura non-stop


Na hora do cafezinho do jantar, ia eu a caminho da metrópole ouriense quando me deparo com uma criança vestida com pijama e chinelos na beira da estrada. Ao passar reparei no seu olhar assustado. Voltei para trás e perguntei-lhe o que fazia ali, onde morava e porque não estava em casa àquela hora e com aquele frio. A resposta foi o mesmo olhar assustado agora já um pouco inquisitivo. Disse-lhe que fosse para casa, que estava muito frio para andar assim na rua. Segui. Matutava que deveria fazer mais alguma coisa. Eis que vejo o carro da PSP. Estaciono ao lado, abrem-se os vidros e transmito-lhes o sucedido. Poderia até não ser nada mas também poderia ser algo grave. Os policias foram educados e simpáticos. Já sabiam do que se tratava. Era uma miúda que tinha fugido da Casa da Criança e já andavam à sua procura. Já não era a primeira vez. Agradeceram-me com um sorriso e desejos de boa noite. Arrancaram e foram ao encontro da fugitiva.
A criança preferiu a “liberdade” ao quente da casa onde estava. Porquê? O que aconteceu? Só lhe posso desejar boa sorte. A sorte que eu tive.