28.12.06

Abril é quando o Homem quer


Diz que em Ourém, no calor da revolução de Abril, alguém gritou que era o fim da ditadura do Olival. Não sei quem nem sei o que queria dizer com aquilo, mas sei que depois vieram outras… de outros concelhos. E esta não será mais duradoura? É certamente fruto do excelente trabalho por todos reconhecido.

Ourém: Upa, upa!


Ourém é maior. De entre vários concelhos, tais como Tomar, Torres Novas, Leiria, Pombal, Batalha e Ourém, a minha santa terrinha tem a maior percentagem de crescimento populacional dos anos que vão de 2001 a 2004. Ourém cresce 6,61% face a Pombal que fica em segundo com 4,12% e Leiria com 4,05%. Há ainda casos como o de Tomar que tem vindo a perder população. Pergunto-me: Onde anda esta gente? Há horas em que Ourém parece uma cidade fantasma.
Dados recolhidos da wikipedia.

Pequei!


Luis Figo vai receber 6 milhões de euros em 6 meses, para jogar num clube da Arábia Saudita. Tenho inveja. Inveja é pecado. Pequei.

22.12.06

Natal


A todos os que gramam com os meus desabafos inúteis, um grande Natal.
Caso seja uma leitora, paciência. O blog é meu e eu ponho aqui as imagens que eu bem entendo.

21.12.06

CSI Leiria


O tasco onde trabalho foi assaltado. A coisa foi feita durante a noite e resumiu-se a forçar a fechadura, partir um vidro na busca do cofre que, hoje, ainda lá estava intacto. Não levaram nada. Chamou-se a autoridade que logo cercaram o local da ocorrência com aquelas fitas do tipo "Do not cross". E eis que chega a PJ. Dois rapazes com kits de pincéis e pós tal como se vê no CSI. Foi tudo muito portuguesmente profissional. Só faltaram as gajas boas (como aquelas de Ermesinde) para ser igual ao CSI. Enfim, uma manhã diferente.

20.12.06

Mais do que 9 meses


Inseminação artificial. Risco. Meses de repouso.
Gravidez de risco. Risco. Meses de repouso.
Nascimento. Risco. Meses de assistência à criança.
Meses + meses + meses. Tanta dedicação a uma vida e ainda tanta vida sem dedicação.
Dá que pensar...

19.12.06

La separación de los poderes


O Sr. José (nosso primeiro) enviou uma missiva ao Tribunal Constitucional, para que este tivesse em atenção a extrema importância que o diploma actualmente em análise (Lei das Finanças Locais) por este último, e que foi para aí enviada pelo Sr. Anibal, tem para a prossecução das políticas do seu governo. Quid juris?
Ai a separação de poderes. Ai a independência dos tribunais. Ai que o Presidente da República está a sair-me um frouxo. Ai os precedentes que isto abre. Ai que paciência para ter de gramar com estes chicos espertos.
Ai que belo país da américa latina dos idos anos 60, 70 e 80 em que vivemos.

18.12.06

Eu, Sleeves

Estou cá a pensar escrever um livro sobre as intimidades vividas com alguém famoso, mas como não conheço qualquer pessoa tão famosa que justifique um livro, vou continuar a ser remediado e incógnito. Afinal, se o preço da fama é andar sempre com medo de levar um encherto de porrada, prefiro ser desconhecido mas íntegro. Todavia, a Carolina merece os meus parabéns. Ao publicitar aquelas coisas revelou que os tinha no sítio. Será isso que atraíu o Pinto da Costa?

17.11.06

Engarrafamentos: Lisboa, Porto e Ourém.


Porque é que as informações de trânsito, nos meios de comunicação social, só versam sobre Lisboa e Porto? E depois são sempre iguais. Há sempre engarrafamentos nos mesmos sítios. Até desconfio que as imagens televisivas são repetidas. Ourém também tem engarrafamentos, obras, acidentes e má organização da fluidez (ou não) do trânsito. Temos rotundas e semáforos. O que é que me adianta saber que há engarrafamentos no Porto ou em Lisboa? Até consigo adivinhar que 2ª feira, pelas 9 da manhã vai haver engarrafamentos nessas cidades. Mas em Ourém nunca se sabe. Depende do tamanho dos buracos...

15.11.06

Tony Carreira - O som da passita


Saía eu do cinema na direcção do meu veículo quando, numa parte escura do parque de estacionamento, três jovens trocavam passas profundas num charro. Nada de novo. Entrei para o meu carro e eis que os três noctívagos arrancam a grande gás parque fora cativando o meu olhar. Vidros abertos com cabelos ao vento e música alta. E que música? Tony Carreira. Surpreendente. Pais de todo o mundo cuidado! Se o seu filho acabou de comprar o último CD de Tony Carreira, tenha uma conversa séria com ele.

6.11.06

Interrupção da circulação ferroviária algures


Caxarias é em Fátima. Segundo a TVI, Caxarias é no concelho da Fátima. Vale dos Zovos é no concelho de Ourém. Chã de Maçãs é no concelho da Fátima. E Fátima, para além de ser no concelho de Ourém, é perto de Vale dos Zovos. Entendidos!?

Via Verde


9:30 da manhã. Mensagem no telemóvel. Via Verde :"Associado com a matrícula ** -**-** com problemas de bateria. Contactar o número 707500900". Passada meia hora: "Recordamos que o associado, blá, blá, blá... problemas de bateria". Lá liguei para o número. Atendimento automático. Espera. Espera. Espera. A coisa repete-se três vezes e ninguém me atende. Decidi ir lá. Instalações novas e bonitas. Modernas. Duas moças a atender e ninguém para ser atendido.
- "Boa tarde."
- "Boa tarde. Tem de tirar ticket."
- "Mas... não está aqui ninguém para ser atendido!"
- "Pois. É por causa da produtividade."
- "Mas se é por isso eu tiro uns três ou quatro!"
Bem... lá contribuí para a produtividade. Fui bem atendido. Parabéns à Via Verde pelo atendimento personalizado. Nota zero para o atendimento automático telefónico. Para terminar com o atendimento automático prima *.

1.11.06

Decênciasura


"O organismo regulador dos media decidiu multar a estação SIC por ter transmitido auto-promoções da novela "Jura", com cenas de sexo, em horários anteriores às 23h00.
O conselho regulador deliberou que "a emissão repetida dos 'spots' auto-promocionais da novela 'Jura', em horário entre as 10 e as 23 horas, representou uma violação flagrante, reiterada e grosseira do artigo 24º número 2 da Lei da Televisão", refere a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) num comunicado hoje divulgado.Este artigo, referente aos limites à liberdade de programação, determina que os programas "susceptíveis de influírem de modo negativo na formação da personalidade das crianças ou de adolescentes ou de afectarem outros públicos vulneráveis só podem ser transmitidos entre as 23h00 e as 06h00 e acompanhados da difusão permanente de um identificativo visual apropriado"."

In Público 20-10-2006.

Alguém me explica em que é que o sexo influencia de modo negativo a formação da personalidade?

Mudaste!


Taxas moderadoras era mau. Taxas de internamento é bom.
Portagens nas SCUT's não. Portagens nas SCUT's talvez.
Aumentos de impostos não. Aumento do IVA sim.
Aumento de 16% nos preços da electricidade. Aumento de 8% nos preços da electricidade.
Repetição de exames de acesso ao ensino superior justa diz Ministra. Repetição de exames de acesso ao ensino superior injusta diz Tribunal.
Promoções por mérito na administração pública. Promoções congeladas.
Guimarães capital da cultura. Fim das capitais da cultura.
Fim da crise diz Ministro. Mais sacrifícios para superar a crise diz Primeiro-Ministro.
Todos pagam impostos. Banca não paga impostos.

Engana-me, que eu gosto.

30.10.06

Jornaleiros


"Podem ser jornalistas cidadãos maiores de dezoito anos que provem fazer do jornalismo a sua actividade principal, permanente e remunerada (pelo menos desde os 15 anos).
Por actividade jornalística entende-se o exercício de funções de pesquisa(lol), recolha, selecção (criteriosa) e tratamento de factos, notícias ou opiniões (principalmente), através de texto, imagem ou som, destinados a divulgação informativa pela imprensa, por agência noticiosa, pela rádio, pela televisão ou por outra forma de difusão electrónica.
Deixa de ser considerada actividade jornalista, nos termos da lei, quando as funções descritas são desempenhadas ao serviço de publicações de natureza predominantemente promocional (coitado do Avante), ou cujo objecto específico consista em divulgar, publicitar ou por qualquer forma dar a conhecer instituições, empresas, produtos ou serviços, segundo critérios de oportunidade comercial ou industrial (mas.... há disso?)."

Partes do Estatuto do Jornalista comentadas.

Queimar pestanas

Vasco Pulido Valente



Ficas aqui bem! No meio das inutilidades escritas, uma inutilidade em pessoa. Lá da grande cidade ele escreve como se conhecesse a realidade. O parvo rebola na imprensa como um porco na merda - e até cheira! A linguagem é forte? Não é nada comparada com a verborreia inútil deste verborrador profissional. Vais acabar como o jornal onde escreves - esquecido.
Ascenções e quedas de um humano. Esta foi, sem dúvida, uma queda. Mas eu levanto-me.

Verborreia fotográfica 7

24.10.06

Apartidarismo

O que é um apartidário? Será não tomar partidos? Não ter opinião? É certo que o conforto de se dizer apartidário evita males vários. Não contraria ninguém. Não se concorda nem se discorda. Não se opina. O Homem é naturalmente opinativo. O apartidarismo é a utopia dos fracos.

8.10.06

Top Rádio livre



A ABC Rádio já não é. Agora é ABC Portugal. Ourém tinha uma rádio. Dos tempos da Top Rádio Livre, passando pela Rádio Clube de Ourém até à ABC Rádio, era sempre a rádio de Ourém. Ainda é? No site aparece "CANÇÃO NOVA ASSUMIU EMISSÃO 103.7 ". O que é que isto significa?
Admito que não era ouvinte habitual, mas era a rádio de Ourém. E agora, o que é? A mensagem do site diz que uma canção qualquer assumiu a emissão - Porra! Não! Bem... Está feito. Devem ser coisas de negócio. Mas agora Ourém não tem rádio.
Gostava de ver os informáticos activos de Ourém a tomarem posição. O ciberespaço está cheio de possibilidades. É possível fazer uma rádio digital.
Temo que a seguir vai o Cine-Teatro para a IURD, as piscinas para os cientologistas e os courts de ténis vão ser vendidos em projecto para urbanizar.
Ou então olha-se para o lado, assobia-se para o ar e ninguém olha para trás e faz as contas. O meu Concelho está mais pobre.

5.10.06

1 ano



Foi ali, no lobo frontal que, essencialmente, se deu a coisa. "Vou fazer um blog", disse para mim. "Sobre quê?. Não me parece que tenha algo mais a acrescentar à blogosfera". E não acrescentei mesmo nada. Foi um ano daquilo que se comprometeu a ser - um desenrolar de verborreia inútil. Mais cyberespaço ocupado.

É proibido esfumaçar.



Eu até fumo! Até fumo demais. Lá vou eu de carro para casa e tenho de gramar com o fumo dos outros. Quando fumo não o faço para cima dos outros e este autocarro, sem misericórdia, irritou-me o final de dia. E as inspecções periódicas? Disseram-me, um dia, que quem as faz é uma empresa, que pertence à mesma empresa de quem possui os veículos. Enfim... É tudo a mesma gente. Se assim fôr, só a consciência de Sªs Reverendíssimas Altezas Senhores Directores, poderá acabar com esta coisa dos autocarros fumantes.

26.9.06

Esquisito


Hoje a mulher do meu chefe, que também é colega de trabalho, disse-me que tinha sonhado comigo e que no sonho eu dava-lhe ordens. Estranho. Mais estranho ainda quando, logo de manhãzinha, eu a lembrei (admito que um pouco num estilo mandão) de que tinha umas coisas pendentes / urgentes para fazer. Estranho.
Pergunto-me: Que pensará o meu chefe disto?

16.9.06

Higiene e segurança no trabalho

Ele há normas, leis, regras, sugestões, conselhos e até mesmo bom senso, mas este herói não precisa de nada que o proteja de uma queda. Deve ser porque a pintura estava a ser feita no Hospital de S Francisco e, caso o diabo batesse à porta, haveria certamente ali um anjo vestido de branco que lhe acalmaria as dores.

Puplicidade

SSe kalhar enghanaranse a excrevêr.

28.8.06

Verborreia sobre a minha terra

- "Passei pela tua terra este fim de semana."
- "Ai sim? Ias para onde?"
- "Ia para Ferreira do Zêzere. Ourém é mesmo pequenina. Já não passava pela vila há muito tempo."
- "Não é vila. É cidade."
- "O quê? Aquilo é uma cidade? Mas é só a avenida e pouco mais..."
- "É cidade já há uns anitos. Sabes onde são as pegadas dos dinossauros? Pois a cidade vai desde aí até Ourém."
- "A sério?"
- "Pois... Mas não é só a avenida, ainda tens a zona das piscinas e do mercado."
- "Não conheço. Só conheço o castelo."
- "Mas já alguma vez paraste para conhecer a cidade?"
- "Não. Mas há alguma coisa porreira para conhecer?"
Depois de pensar em sugerir-lhe o Arte, achei que um bar não seria argumento suficiente e iria parecer bairrismo barato. Falei-lhe do concelho, das pegadas, da água de Caxarias, de Fátima e do museu de cera... e dos castelos.

24.8.06

Verborreia fotográfica 3

Um partido, dois sistemas



... e eu que pensava
que o PCP era coerente,
aquele partido não mente
e tem gente de palavra.
Podem estar ultrapassados
mas não somos enganados.

Mas eis que em Setúbal
havia um Presidente
daqueles que não mente,
que com pressa de reformar,
desatou a apressar
a reforma dos seus funcionários
(gente séria e otários).

E o camarada Jerónimo
reuniu o Comité Central.
Retiraram-lhe a confiança.
Lá se foi a bonança
e veio o temporal.

Disse noutro dia
que o eleitor é que escolhia,
mas agora tudo mudou,
e assim empurrou,
o Sousa p'ró meio da rua.

Parece que nem tudo correu mal
pois a reforma já lá canta.
E o partido do comité central
não mente mas espanta.

E se isto chatear alguém,
é algo que não me admira.
É que ainda existe quem...
... goste de viver na mentira.

21.8.06

Dura lex sed lex

Só hoje li isto,
Só hoje encontrei,
Fica aqui o registo
da aplicação da lei

"O advogado e ex-presidente da Assembleia Municipal de Ourém, José Pinheiro Lopes, foi condenado a três anos de prisão com pena suspensa por quatro anos por fraude na obtenção de subsídios comunitários." in Correio da Manhã, 28-06-2006.

Parece-se com um roubo

Parece que um tal Manuel Lancastre andou a usar o seu telefone durante um ano inteirinho, mas quem pagou foi o Estado.
Parece que desde a sua saída do governo que o seu número não terá sido desafectado da listagem dos números telefónicos estatais.
Parece que até terá sido pedida a desafectação, mas parece que ninguém a fez.
Parece que o caso até foi manchete de jornais nacionais.
Parece que o senhor até é vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD.
Parece que o senhor é ex-presidente da comissão executiva da PT Multimedia.
Parece que, depois de denunciada a coisa, o número foi mudado no mesmo dia.
Parece que o senhor Manuel nada quis dizer sobre o caso.
Parece que a PT não comenta questões que dizem respeito a clientes.
Parece-me que já lá vai quase uma semana e nunca mais se falou no assunto.
Parece que já não é a primeira que este senhor faz.
Parece-me que vai cair no esquecimento... e tudo o que parece, é!

16.8.06

Verborreia fotográfica 2

Eu da América

Nunca lá fui. Muito do que sei vem dos bombardeamentos bem embalados dos media. Mas isto é coisa que se come aquecida e cozinhada por outros. Não é a mesma coisa. O mais próximo que estive da realidade americana foi durante um semestre, há vários anos, na cadeira de Cultura Inglesa, com o professor John Mock. John era um americano de trinta e tal anos, loirinho, de óculos redondos, fã moderado dos REM. A isto não é alheio o facto de a banda e o professor serem originários da mesma cidade.
As aulas foram inesquecíveis. Nas lições do John havia discussão, e era fomentada a troca de opiniões. Já naqueles tempos haviam umas anti-americanices disparadas(tadas) contra o John. Mas o professor era o primeiro crítico de muitas atitudes da administração norte-americana, e por ali a coisa ficava, deixando na frustração os atacantes.
Nunca vi indícios de ser um agente infiltrado da CIA, mas também sempre fui muito distraído e crente na boa fé das pessoas.
Seja como for, tenho de admirar um país onde um puto a brincar com uma máquina, tornou-se o homem mais rico do mundo. Mais: Um país onde caso o seu presidente minta, é demitido. Imaginem se a moda pega cá!

12.8.06

Verborreia fotográfica 1

Heróis voluntários

Em época de incêndios, para lá das eternas discussões sobre causas, culpas e consequências, uma justa homenagem aos bombeiros voluntários. Obrigado.

Fidel está vivo?

Estar vivo é o contrário de estar morto. Se não há notícias da sua morte é porque está vivo. É a lógica! E a lógica também diz que se alguém foge de algo, é porque esse algo o desagrada. E a comunidade cubana em Miami cresce...
E depois de Fidel? Há mais Castro? As imitações não são originais. São piores.

Israel vs Hezzbolah: Factos

A guerra é estúpida.
Israel tem líderes eleitos democraticamente.
Hezzbolah é uma organização de guerrilha.
Históricamente, Israel é apoiado por países como os EUA e Inglaterra.
O Hezzbolah é apoiado pela Síria e Irão.
Existe uma resolução das Nações Unidas para o desarmamento do Hezzbolah no Líbano com 6 anos. O governo libanês nada fez para que se cumprisse.
Há dezenas de anos que o estado de Israel é alvo de grupos terroristas e de guerrilha, apoiados por nações árabes.
Os colonos judaicos são uma afronta à legítima soberania árabe sobre alguns territórios.
A guerra que decorre no Sul do Líbano é entre Israel e o Hezzbolah.
Algumas mesquitas são locais de propaganda anti ocidental.
Os media ocidentais não sabem ou não dizem toda a verdade.
Num estado de guerra a informação e contra-informação são armas poderosas.
Um ocidental a viver em Portugal tem pouca noção da realidade histórica do médio oriente.

1.8.06

Frize

É bom. A de limão sabe bem fresquinha. Coisas boas no calor do Verão, porque hoje não quero dizer mal de nada nem ninguém.

24.7.06

Os amigos de Guterres

Em 2002, o então Primeiro Ministro, de seu nome António, afirmou que Portugal estava um pântano. Ora, se o país era um pântano, na certa que muita da responsabilidade lhe poderia ser atribuída, pois à uns anitos que ali andava ele e a sua equipa a governar a coisa. Dito isto, eis que o homem bate com a porta e demite-se. Ora, daqui poderia pensar-se que os engenheiros do pântano iam às suas vidinhas dando a vez a outros. Não! Cá estão eles novamente! Eu já desconfiava, mas desta vez fiz as contas; dos 17 ministros actuais, 9 estavam com o António no XIV Governo Constitucional. É para dragar o pântano? Vão fazer um arrozal? É para vender aos espanhóis convencendo-os que o terreno é bom para a beterraba? Ou é só porque são uns malucos e gostam de chafurdar na lama?

19.7.06

Um fraco Forte

Férias. Forte da Praia da Ilha do Pessegueiro. A vista da praia e da ilha é bonita. A vista de dentro do forte é que não. As paredes revelam as fogueiras que lá se fazem. A destruição revela o abandono. O lixo revela a falta de civismo. Ficou a foto, e a vergonha de vêr dois turistas estrangeiros levarem também esta imagem do meu país.

Viage

Férias. Praia, sol e viajar. Fui de férias. Nas férias leio mais. Mais jornais e revistas. Leio a Visão e deparo-me com uma reportagem sobre as paradisíacas praias portuguesas da zona onde passava férias. "Olha! Vamos para uma destas que eles falam aqui!". O artigo descrevia uma praia de difícil acesso, as localidades e estradas até lá chegar. Lá avisava que se tinha de andar um bocadinho nas dunas, mas que valia a pena. Encontrei a dita. Desci uma ravina íngreme e... lá estava ela. A praia era extensa, linda e quase deserta. Realmente parecia o paraíso. Até tinha um monitor (e presumo que o computador não deveria estar longe) ali no meio da areia. Fantástico. Aquilo era o paraíso com internet! No monitor permanecia a mensagem: VIAGE. Para onde? Para a escola primária e re-aprender a escrever? Ou daqui para fora? Ficou a foto.

7.7.06

De... rapagem.

Segundo o jornal Região de Leiria, no seu primeiro mês, as obras do novo edifício dos paços do concelho de Ourém, já levam uma derrapagem entre 5 e 10%. Isto significa que, a este ritmo, com 20 meses de obra o valor orçamentado duplicará. Talvez a solução seja trabalhar mais depressa. Menos meses, menos derrapagem!
De rapagem em rapagem, rapa-se o orçamento.

6.7.06

Jornalista da RTP leva soco em directo

Ontem, depois da eliminação de Portugal do campeonato do mundo de futebol, em jogo frente à equipa francesa, estava António Esteves Martins em directo de Paris a descrever o ambiente quando, depois de sofrer as manifestações "normais" de euforia francesa, ou seja, saltos, gritos, bandeiras na cara e empurrões, há uma mão que entra subitamente em imagem e o atinge na cara. Estupefacto, o profissional da comunicação expressou uma cara como quem pergunta: "Então? O que é isso?". Não sei se houve resposta mas deixo aqui a minha; foi um francês que, em Paris, deu um soco num jornalista português nas comemorações da vitória da sua selecção de futebol, no Mundial da Alemanha.
Ainda segundo o mesmo jornalista, à mesma hora, os portugueses dançavam junto aos cafés dos seus compatriotas...

23.6.06

Timor no mundial

Bonita a forma como se pode usar o poder dos media para fazer passar a mensagem. A selecção nacional de futebol está no mundial, mas os corações estiveram, por uns momentos que fossem, em Timor. A pedido de Xanana Gusmão. A tarja traduzida diz tudo: Timor-Leste uma só alma, um só povo. São estes campeões que me orgulham de ser português.

19.6.06

Água. Muita.

Parece que a cidade de Ourém foi inundada por um líquido incolor caído do céu conhecido como "água". O fenómeno diz-se ser cíclico e carece de medidas cautelares. É hábito, junto das metrópoles desenvolvidas, desenvolver esforços no sentido da limpeza dos sistemas de escoamento e promover o seu bom funcionamento. Não foi o caso. Não escoou. Entupiu.
Ora bem; aqui chegados, resta apurar responsabilidades e responsáveis. Vá! Venham de lá as desculpas, o queixume do costume, o olhar para o lado, e porque isto... e porque aquilo... ou então foi tudo culpa de S. Pedro, que, como é sabido, é da oposição.

14.6.06

TPC: Para quê?

Parece-me, ou ouvi dizer, ou li em qualquer lado que a Ministra da Educação pretende acabar com os trabalhos para casa, vulgo TPC. Acho bem. Acho mesmo muito bem. Nunca encontrei razão para um miudo passar o dia na escola e depois ainda levar trabalhos para casa. É uma estupidez pedagógica. Se se levam trabalhos para casa, o que fizeram durante o dia?